Seguidores

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Posso todas as coisas naquele que me fortalece?


Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:13
O versículo tão conhecido de Filipenses 4 é muito usado no para nos encorajar e nos ensinar que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece, sempre que lembramos dele ou vemos alguém usá-lo é para algo positivo ou alguma conquista que queremos, mas não nos damos conta do que Paulo realmente quis dizer e para isso, é necessário ler desde o versículo 10 até ao 14 para perceber que quando dizemos “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”, não se refere apenas à situações de conquista, mas para tribulações também:
Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. Filipenses 4:10-14
Paulo passou por momentos muito difíceis em sua trajetória Cristã, tanto que a maioria de suas cartas para a Igreja foi escrita quando estava preso. Neste verso, ele fala que sabe tanto ter abundância quanto padecer em necessidade, ter fartura assim como ter fome, e ele pôde passar todas essas coisa, porque Deus é quem fortalece.
E é esta a essência deste versículo, ele não é apenas para vitórias, mas para momentos ruins também. É fácil confiar em Deus quando estamos vivendo em abundância, mas confiar na hora da necessidade é sinal de fé.
O exemplo de Paulo deve nos fazer refletir sobre nossa postura diante das situações da vida. Quando bendizemos a Deus? Quando tudo vai bem? E quando a situação está mal, o que fazemos? Ou o que devemos fazer?
Devemos nos refugiar ainda mais em Deus e confiar na sua fidelidade,por mais que o homem possa falhar Deus nunca falha, ele é fiel em tudo.
Devemos saber também que todas as situações que vivemos, sejam boas ou ruins, servem para nos ensinar e moldar o nosso caráter em Cristo. O que vivemos nos ajuda a amadurecer na fé e a nos preparar para coisas maiores que Deus quer nos revelar.
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28
Ainda assim, temos o exemplo de Jó, que sendo fiel foi colocado à prova a ponto de perder todos os bens, todos os seus filhos e ainda ficou com o corpo coberto de feridas. E se não bastasse isso, sua esposa falou para ele amaldiçoar a Deus e morrer e ainda apareceram seus três amigos que ao invés de consolá-lo o acusaram de ser o próprio culpado pela situação que estava vivendo. Com tudo isso, Jó confiou em Deus e se sujeitou totalmente a ele: “(…) e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor
“. Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus. Jó 1:21-22”
Isso sim é alguém que pôde tudo naquele que o fortalece, Jó conseguiu passar por todas as dificuldades por causa do seu temor a Deus e depois ele teve todos os bens restituídos e muito mais do que tinha.
Portanto, podemos tudo naquele que nos fortalece nosso Deus e eterno Pai de amor, seja paz ou tribulação, abundância ou necessidade. Precisamos confiar n’Ele de todo o coração sabendo que Deus nos livra de tudo.
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33
Deus abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário